Agronegócios
Sinop colhe boa safrinha de milho e falta de armazéns preocupa liderança municipal
Compartilhe:

A colheita da segunda safra de milho já passa dos 70% em Sinop no Mato Grosso e vem apresentando bons resultados de produtividade até este momento. Na visão das lideranças locais, o adiantamento do plantio e a extensão das chuvas até maio ajudaram no desenvolvimento das plantas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop/MT, Ilson José Redivo, a expectativa é superar a média de produtividade de 100 sacas por hectare que havia sido projetada ao longo deste ciclo, após um bom desempenho de colheita até aqui e já levando em conta uma diminuição dos números nas lavouras plantadas mais tarde.
Até mesmo como reflexo desta grande produção, o município registra grandes volumes do grão armazenado à céu aberto, o que é comum nesta época do ano, mas deixa os produtores à mercê do clima e correndo risco de danificar a qualidade da produção.
Redivo aponta que o investimento em armazenagem própria é o caminho para resolver essa situação. Na visão do presidente, qualquer tamanho de propriedade comporta a instalação de um silo, o que garante armazenagem e propicia que o produtor escolha melhor o momento em que vai participar do mercado de comercialização.